Seja bem-vindo. Hoje é

Gente Encantada

Que os Deuses te guardem na palma de suas mãos.Abençoadas/os sejam!

Wicca e Paganismo



Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Wicca é acima de tudo um meio de vida harmonioso, equilibrado e pacífico que promove  a união com tudo que é divino e que existe.

A Wicca, antes de mais nada, é a apreciação profunda da Mãe Terra e de sua beleza imortal. Nos maravilhamos diante do pôr-do-sol e do crepúsculo, do orvalho quieto nas pétalas de uma flor, das folhas caídas no outono. Wicca é o mar e os seus mistérios, é a lua e as suas fases, é a luz e a escuridão e tudo que está contido neles.Estamos no templo do Grande Deus e da Grande Deusa. Ser um/a Bruxo/a é ser sobretudo aquele que protege todas as coisas. Se este é o teu caminho, deves trilhá-lo com honra, luz e integridade.

A Wicca é um sistema de crença e um meio de vida baseados na reconstrução das tradições pré-cristãs que se originaram na Irlanda, Escócia e País de Galês. Muito foi perdido devido à igreja medieval que praticamente limpou a nossa existência na história. Dessa forma, tenta-se reconstruir o muito que foi perdido ao longo do tempo.

As descobertas arqueológicas mostram que a nossa crença veio antes dos povos paleolíticos que adoravam o Deus Caçador e a Deusa da Fertilidade. Com a descoberta das pinturas nas cavernas, estima-se que ela tenha 30.000 anos posto que estas pinturas mostram um homem com a cabeça de um alce e uma mulher grávida em pé dentro de um círculo com onze pessoas ao redor. Dessa forma, pode-se dizer que a Bruxaria é um dos mais velhos sistemas de crenças conhecidos no mundo atualmente. Estes aspectos são claramente reconhecidos pelos Wiccanos como uma visão do aspecto supremo do Grande Deus e da grande Deusa.

A bruxaria é conhecida como "A Arte do Sábio" porque a maioria dos que seguiam o caminho estavam em sintonia com as forças da natureza e tinham o conhecimento das ervas e remédios e eram membros valorosos das vilas e comunidades sendo líderes e curandeiros shamans. Eles entendiam que a humanidade não era superior a natureza, a terra e as suas criaturas posto que somos simplesmente uma das muitas partes visíveis e invisíveis que combinadas formam um todo.Infelizmente, o homem moderno e pós-moderno se esqueceu disto em detrimento da tecnologia e de seu conhecimento científico.

Por milhares de anos, a imagem do/a Bruxo/a foi erroneamente associada com o mal e com a escuridão Isto deve-se ao fato da igreja medieval ( entre os séculos 15 e 18) ter criado mitos para converter os seguidores da velha religião, tentando incutir naqueles o pensamento da igreja. Devido a intolerância religiosa que tomou conta deste período, estima-se que o número de vítimas seja nove milhões pessoas, sendo que a maioria era formada por parteiras e curandeiras. Grande parte desta mulheres foram considerada bruxas e queimadas vivas ou enforcadas porque cultuavam as divindades pagãs da Velha Religião. Apenas 25% eram homens.
Infelizmente, estas surpertições e medos permanecem até hoje e muitos membros preferem manter-se no anonimato.


O que é Wicca?

- Um sistema espiritual que encoraja o aprendizado e o entendimento da terra e da natureza, afirmando a divindade de todas as coisas existentes.

- Acreditamos na força divina ou poder como fonte de tudo, pois é imanente e transcendente uma vez que engloba todo o universo.Portanto, o mundo e todos os seus aspectos no mundo como a natureza e a própria vida em particular são sagradas.

- Para que se possa comunicar com esta força, acreditamos que esta se manifesta na forma do Deus ou da Deusa. Como ambos emanam da mesma fonte, ambos possuem igual poder.Portanto, o mesmo status.Por manifestar o poder em duas divindades - o Deus e a Deusa, o equilíbrio natural dos opostos são mantidos: luz/escuridão, verão/inverno, vida/morte e etc.Cada oposto é essencial para que o equilíbrio e o ritmo da vida na terra seja mantido.

- Aceitamos a responsabilidade por nossos atos e ações como o resultado de nossas escolhas. Nesse sentido, não culpamos nenhuma entidade exterior por nossas fraquezas e erros.Se fizermos algo de errado ou prejudicarmos alguém, temos que culparmos a nos mesmos e encarar as consequências de nossas atitudes.

- Reconhecemos os ciclos da natureza, as fases lunares e as estações do ano para celebrar a nossa espiritualidade e reverenciar o sagrado. A Wicca não tem nenhuma autoridade superior, nenhum único líder, nenhum profeta ou bíblia que dite leis ou crenças. Cada Bruxo/a é importante como qualquer outro e divide o mesmo status.

- Todo/a wiccano/a respeita  um princípio ético essencial:

Faz o que tu queres, sem nenhum mal causar

De modo nenhum isto é uma licença para se fazer o que se quer.Isto permite a liberdade de pensamento e ações para encontrar a verdade, para se comunicar e experimentar o divino e para determinar o melhor para as suas vidas desde que nenhum mal seja causado.
Isto também pode ser um aviso para que se observe a lei fundamental que governa a mágika e o seu uso: A Lei Tríplice.

Desta forma, tudo que é feito para o bem ou mal retornará para aquele que fez três vezes mais. Portanto, deve-se sempre aceitar a responsabilidade pelos seus atos.

- Celebramos os ciclos da lua, do sol e das estações do ano, reverenciamos o espírito dos elementos do Ar, daTerra, da Água e do Fogo porque através do elementos se obtém insightnos ritmos da natureza e no ritmo de nossas vidas.

- Acima de tudo, tentamos viver em harmonia com o movimento da energia universal. Nossos mestres são os rios, mares, lagos, montanhas, animais e todos aqueles que já trilharam e ainda trilham este caminho.

- Os feitiços que fazemos promovem a cura, o amor, a harmonia, a sabedoria e a criatividade. As poções que fazemos são remédios para uma dor de cabeça ou um banho de ervas bem gostoso. 

- Não reverenciamos o Mal, nem Satanás porque este é uma criação cristã. Também não sacrificamos animais ou seres humanos porque isto viola o nosso princípio básico: não prejudicar o outro.

- Não usamos as forças da natureza para amaldiçoar ou enfeitiçar porque mais uma vez isto viola a nossa lei essencial.

- Sabemos que é apenas com o coração e com o espírito que podemos ver a vida e o mundo, pois apenas assim entendemos o verdadeiro significado do que é a Wicca.



Abençoados/as sejam todos vocês.


Bruxas não acreditam nem honram a Deidade conhecida como Satã, pois o demônio é uma crença da Igreja Católica e de outras correntes do Cristianismo.

Bruxas não sacrificam animais ou humanos.

Bruxas não renunciam formalmente o Deus Cristão, apenas acreditam em outros aspectos divinos.

Bruxas ou bruxos não odeiam os cristãos, a bíblia ou Jesus, nem são anti-cristãos, apenas não são cristãos.

Nos Sabás e Esbás não são utilizadas nenhuma droga ou são feitas orgias sexuais.

Bruxas não praticam necessariamente Magia Negra.

Bruxas não forçam ninguém à fazer algo que agrida seus princípios e crenças.

Bruxas não profanam Igrejas Cristãs, hóstias ou bíblias.





Fontes:
Complete Book of Witchcraft - Raymond Buckland
Download: http://search.4shared.com/q/1/complete%20book%20of%20witchcraft
http://www.religioustolerance.org/wic_burn.htm
http://www.wicca.com/celtic/wicca/wicca.htm

Olá! Você estã Nas Mãos da Lua!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Krishna e Radha

Krishna e Radha

Lakshmi e Vishnu

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Norte

Roda do Ano do Hemisfério Norte