Seja bem-vindo. Hoje é

Gente Encantada

Que os Deuses te guardem na palma de suas mãos.Abençoadas/os sejam!

domingo

BARALHO LENORMAND



Olá gente encantada!Seu domingo está gostoso?Bem, se não está, ele ficará com esta postagem sensacional sobre o baralho cigano, que aliás é um oráculo que gosto e uso muito.Na verdade, não existe um baralho cigano uma vez que seu nome na verdade é Lenormand.então vamos lá então.

O Baralho Cigano tem uma história cercada de mistérios, pois segundo a lenda foi criado pela francesa Anne Marrie Adelaide Lenormand e difundido por um povo nômade, tão fascinante quanto suas cartas. Madame Lenormand, nascida em 1772, ficou famosa pelas previsões feitas com seu Baralho, o qual leva o seu nome. Nessas cartas Madame leu o destino do temível Robespierre (importante figura da Revolução Francesa), mas também de outras grandes figuras da realeza da alta sociedade francesa, além de políticos e grandes líderes como Napoleão Bonaparte, do qual ela profetizou a grandeza e a queda.


Sabe-se apenas que, além de cartomante, Madame Lenormand era também astróloga, numeróloga e quiromante, e possuía profundos conhecimentos sobre cristais, plantas, geomancia, dominomancia e cafeomancia. Todos esses conhecimentos contribuíram com certeza para que ela criasse esse baralho que revolucionou a prática da cartomancia. Após sua morte em 1843, os segredos do Baralho Cigano desapareceram temporariamente, e somente cerca de 50 anos depois eles foram recuperados com a descoberta de alguns manuscritos deixados por ela.


A partir desses documentos foram criados dois baralhos: um conhecido como Lenormand e ilustrado com figuras da época, e ainda hoje fabricado na França. O outro com figuras mais simples e atuais, correspondente à versão utilizada pelos Ciganos, e por isso chamado "Baralho Cigano", também pelo fato de que os Ciganos foram o instrumento de propagação desse baralho mágico.


Os Ciganos logo perceberam a praticidade desse Oráculo simples, composto de 36 cartas, e ilustrado com figuras do dia-a-dia e que permitia uma rápida compreensão do seu significado, o que fez com que o utilizassem constantemente, fazendo que com o tempo o próprio nome do baralho fosse associado a eles.


Essa facilidade de interpretação ajudou também a popularizá-lo, não apenas entre os Ciganos, mas entre os cartomantes em geral, pois as mensagens contidas em suas cartas são tão claras que seu significado é de fácil entendimento.


Extremamente valioso para o nosso dia-a-dia, o Baralho Cigano pode ser visto como amigo e confidente, nos orientando na tomada de decisões e nos prevenindo dos perigos que nos cercam.


E diante dos benefícios do Baralho Cigano, devemos sempre agradecer e valorizar esse ensinamento deixado por Lenormand e pelo povo Cigano, que abriu as portas de seus conhecimentos e sua magia, nos permitindo fazer uso desse magnífico oráculo.


O tarólogo e escritor Constantino K. Riemma expõe com riqueza de detalhes sua pesquisa sobre as origens do Baralho Cigano em seu artigo " O imaginário Tarot Cigano". Eis o que nos revela Constantino: " Muito tempo antes dos ciganos se instalarem na Europa (século XV), os nobres italianos e franceses já encomendavam, a preço de ouro, o baralho de tarot. As mulheres ciganas faziam a conhecida "leitura da sorte" através da Quiromancia (leitura das linhas das mãos), e com o passar do tempo foram impressos os baralhos, tornando então os jogos acessíveis e possibilitando que os ciganos começassem também a usar as cartas para ler a sorte, por serem pequenas e fáceis de manusear. Foi devido a esse fato que o povo cigano foi associado às cartas de jogar.


No entanto, não existe nenhum indício histórico que comprove que o baralho foi inventado pelos ciganos, até porque os dons artísticos do desenho e da escrita não eram seu ponto forte, além de não possuírem tecnologia para a impressão dos baralhos em papel, por se tratar de um povo nômade.


O chamado "Baralho Cigano" não foi criado por esse povo. Trata-se, na verdade, do Baralho Lenormand, criado por Mademoiselle Marie-Anne Adelaide Lenormand (1772-1843), famosa cartomante que viveu na França, que também era astróloga, quiromante e clarividente, entre outros dons que possuía. Teve clientes importantes, inclusive personalidades históricas da corte como Josephine Beauharnais, esposa de Napoleão Bonaparte, e o próprio Napoleão, inclusive, também foi seu cliente. Sua fama se consolidou ao prever a ascensão e a queda de Napoleão, assim como o destino de muitas personalidades importantes de sua época, como Robbespierre, o carrasco da revolução francesa.


Portanto, o Baralho Lenormand surgiu na França no século XIX, e não tem origem cigana, mas sim foi difundido por esse povo, que o adotou devido à sua linguagem simples, clara e prática, com suas imagens de cenas de fácil entendimento. Esse povo foi seu principal divulgador, e incorporaram o oráculo de tal forma que o nome do baralho passou a ser associado à eles. Somente nas últimas décadas foram criados baralhos chamados "ciganos" que são baseados nas imagens originais do Baralho Lenormand, de Mlle. Lenormand.


O "PETIT LENORMAND": O "Petit Lenormand" ( pequeno Lenormand) foi publicado primeiro em 1828 e era chamado "La Sybille Des Salons". Ele continha as mesmas 52 cartas do baralho comum . Em 1840 foi desenhado novamente por Mlle. Lenormand e reduzido a 36 cartas, ficando por isso conhecido como "petit" (pequeno). Esse baralho é formado por 9 cartas de cada um dos 4 naipes do baralho comum, no total de 36. Porém, são usadas apenas as cartas de números 6 até 10, excluindo o cavaleiro. A numeração das cartas segue uma ordem própria, e não segue o critério dos naipes nem o da numeração das cartas de jogar. Foram colocadas figuras nas cartas para facilitar o entendimento e a compreensão de seus significados. O sucesso e a popularidade que o Baralho Lenormand conquistou acabou gerando o surgimento de várias cópias e imitações por toda a Europa, o que ainda acontece até hoje, como é o caso do "Tarot Cigano".


O "GRANDE LENORMAND": O "La Sybille Des Salons" é o baralho mais antigo de Mlle. Lenormand. Ele contém 52 cartas, cada uma com um personagem diferente. As 52 cartas desse baralho correspondem às cartas do baralho comum, com 13 cartas para cada naipe, excluindo o cavaleiro do tarot tradicional. Os baralhos de Mlle. Lenormand são imitados até hoje por muitas editoras. Algumas versões tem 54 cartas, ou seja, duas a mais que no baralho comum, que são "o homem" (consulente masculino) e " a mulher" (consulente feminino). Apenas nas últimas décadas foram criados baralhos chamados "ciganos", cujos desenhos, na maior parte, são baseados no Petit Lenormand, como é o caso da versão brasileira dos ciganos Miriam Staneskon e Antônio Akbar.

É importante, porém, frisar que esse baralho sofreu modificações com o tempo, desde sua utilização na França até sua chegada no Brasil. Devemos, inclusive, a Katja Bastos e César Bastos, com sua edição do Tarot Cigano, algumas da interpretações que perpetraram no nosso imaginário e nas publicações seguintes à essa publicação, que acresceram a esse baralho um quê de Brasil, aproximando-o de nossa realidade, mas afastando-se da tradição - vale a pena comparar a edição, de 1993, dos referidos autores, com as edições posteriores de diversas editoras, sobretudo no que concerne à atribuição de determinados Orixás à certas cartas.

Abaixo, você tem um resumo das cartas extraído do livroBaralho Petit Lenormand- Teoria e Prática, de Geraldo Spacassi:



1 - Cavaleiro. Você está sendo chamado a agir de forma correta e ousada. Abra-se para o novo e deixe seu espírito de liderança guiar seus passos (Cavaleiro). O momento possibilita a realização de um sonho, a concretização de um projeto ou uma união afetiva (9 de Copas).




2 - Trevo. Você está sendo chamado a se conscientizar da importância de manter a confiança e de buscar a sabedoria interior para enfrentar as situações adversas da vida (Trevo), e, ao mesmo tempo, exercitar sua capacidade compartilhar: dar e receber, proteção, generosidade, bondade; prenuncia uma provável entrada de recursos (6 de Ouros).




3 - Navio. Você está sendo convidado a dar um novo rumo à sua vida; a explorar novos horizontes (Navio); felizmente você sobreviveu; o grande desafio terminou, apesar de tê-lo deixado sem energias, sentindo-se frustrado e sem esperanças (10 de Espadas).


4 - Casa. Você está sendo chamado a dar mais atenção à segurança material, à família e à relação afetiva tão necessária para que possa atuar no mundo (Casa), mas o fundamental é desenvolver a sua autoconfiança e autoestima; se você não se ama, torna-se difícil amar, servir e proteger aqueles que estão perto de você (Rei de Copas)

5 - Árvore. Você está sendo chamado a buscar o crescimento e a prosperidade pessoal, que dependem do equilíbrio correto dos aspectos materiais e espirituais de sua existência e de se guiar por princípios éticos e morais, aliados à avaliação criteriosa e racional das possibilidades e dos recursos disponíveis (Árvore), ao invés de permanecer iludido, esperando um milagre, fantasiando, ligado apenas à aparência e glamour das coisas ou pessoas (7 de Copas).

6 - Nuvens. Você está sendo chamado a enfrentar incertezas, dúvidas e confusões de sentimentos diante dos desafios da vida (Nuvens), que podem ser solucionados na medida em que você deixar seu guerreiro interior agir, encarando as questões e usando toda a sua força de vontade (Rei de Paus).












7 - Serpente. Você está sendo chamado a defender seu espaço pessoal, seu território, e aprender que a falsidade, a inveja e as desarmonias que negativamente você projeta ou das quais é alvo (Serpente) resultam de sua falta de autoconfiança e autoestima, da insegurança ante os desafios da vida. Você só cresce quando adota um elevado padrão ético e moral e conscientiza-se do seu real valor e talentos (Rainha de Paus). Veja: texto completo

8 - Caixão. Você está sendo chamado a entender que as grandes transformações, o fim de um estágio ou ciclo, as perdas de todo tipo (Caixão) constituem um teste para avaliar sua capacidade de autossuficiência, forçando-o a descobrir novas formas de canalização de seu potencial criativo que, no final, gerarão muito prazer e contentamento (9 de Ouros).


9 - Buquê. Você está sendo convidado a ampliar seu relacionamento social e entender que as relações harmoniosas, a generosidade e a cooperação entre as pessoas geram oportunidades para todos os envolvidos (Buquê); quando essas oportunidades são racionalmente percebidas e canalizadas, muito contribuem para o aperfeiçoamento tecnológico e o avanço da sociedade do qual você precisa participar (Rainha de Espadas).


10 - Foice. Você está sendo chamado a fazer cortes e aprender que todo processo de transformação e mudança exige ajustes para restabelecer o equilíbrio necessário (Foice), e, ao mesmo tempo, enfrentar o trabalho duro e rotineiro de forma saudável, sem esmorecer ou perder a alegria de viver (Valete de Ouros).

11 - Chicotes. Você está sendo chamado a confiar na sua força espiritual e intuição; a usar de sua autoridade para restabelecer a harmonia, principalmente no lar, quando surgem discórdias (Chicotes); e a buscar novas alternativas, quebrando rotinas com jovialidade e otimismo, de acordo com a lei (Valete de Paus).


12 - Corujas. Você está sendo chamado a enfrentar a dor com sabedoria, humor e inteligência, sem se deixar dominar pelas emoções neste momento; compartilhe suas dificuldades com alguém: um amigo ou profissional da área (Corujas), pois só assim poderá encarar a difícil tarefa de tomar uma decisão adequada diante de um impasse (7 de Ouros).

13 - Criança. Você está sendo convidado a se livrar de todo tipo de prevenções e preconceitos, e passar a encarar a vida com alegria e otimismo, sempre aberto para o novo (Criança). Isso implica em manter a mente receptiva e flexível; desenvolver a sua capacidade de comunicação, através do estudo e da pesquisa (Valete de Espadas).


14 - Raposa. Você está sendo chamado a entender a importância da flexibilidade e da sagacidade como qualidades essenciais à sua sobrevivência, e como o exercício dessas qualidades pode ajudar você a evitar sérios prejuízos e perdas (Raposa) principalmente neste momento, em que você é ainda forçado a enfrentar novos desafios, quando as dificuldades da vida já exauriram todas as suas energias (9 de Paus).

15 - Urso. Você está sendo chamado a defender seu território e a aprender que a inveja, o ciúme, o despeito e todas essas energias negativas geradas pela busca desequilibrada do poder (Urso) encontrarão um campo propício para se instalar e expandir toda vez que você se deixar abater pelo desânimo e pelo excesso de preocupações ou de responsabilidades (10 de Paus).

16 - Estrelas. Você está sendo chamado a entender que o êxito e a boa sorte dependem da canalização adequada de seu potencial criativo e do quanto você confia em seu brilho pessoal (Estrelas); se você está enfrentando uma crise, é sinal de que deve parar e meditar seriamente a fim de identificar o que gera neste momento esse sentimento de culpa que o bloqueia e, imediatamente, adotar medidas corretivas (6 de Copas).

17 - Cegonhas. Você está sendo chamado a entender que as mudanças, as viagens e os imprevistos da vida, tais como morte, gravidez e a quebra de rotinas (Cegonhas), obrigam você a mergulhar fundo em seu ser, na busca das causas reais de sua existência, forçando-o a encarar seus medos, limitações e desejos ocultos, bem como sua capacidade de lidar com as questões de poder, controle e sexualidade em sua vida (Rainha de Copas).

18 - Cão. Você está sendo chamado a aprender que a fidelidade, a compreensão, a dedicação e a amizade verdadeira, aliadas à capacidade de você estar sempre alerta e vigilante contra as investidas dos fatores externos desestruturantes (Cão), constitui uma base para você estabelecer relações afetivas ou comerciais harmoniosas e duradouras, sempre pautadas por um grande ideal (10 de Copas).

19 - Torre. Você está sendo chamado a aprender a desenvolver sua capacidade de reflexão e análise para melhor equacionar os problemas da vida, provavelmente como este que você está enfrentando (Torre), para só então, depois da preparação necessária, partir para a luta, enfrentando os desafios com firmeza e dignidade (6 de Espadas).

20 - Jardim. Você está sendo chamado a defender seu espaço pessoal das invasões externas; a desenvolver a capacidade de cuidar e defender o seu domínio, e, ao mesmo tempo, a nutrir e proteger os que lhe são caros (Jardim) até mesmo, como neste momento, diante de situações adversas e opressivas, quando o medo impossibilita uma ação adequada e justa (8 de Espadas).
Veja: texto completo


21 - Montanha. Você está sendo chamado a enfrentar, após criteriosa avaliação da situação, os desafios ou inimigos com equilíbrio, firmeza e perseverança (Montanha); para tanto, você deve aguardar o momento propício, quando as condições se mostrarem favoráveis e você se sentir seguro e confiante quanto ao resultado esperado (8 de Paus).

22 - Caminhos. Você está sendo chamado a usar seu livre-arbítrio: fazer escolhas, tomar decisões responsáveis e ser persistente (Caminhos), para que possa enfrentar a força instintiva que o incita à busca do prazer sem limites. Essa força, quando bem canalizada, gera a abundância e a prosperidade que você merece (Rainha de Ouros).

23 - Ratos. Você está sendo chamado a examinar as suas rotinas diárias que geram um desgaste excessivo de energias, afetam sua saúde ou provocam danos e perdas (Ratos), resultantes da competição acirrada de todo tipo a que você está exposto, e que só pode ser enfrentada por um caráter, íntegro, forte e corajoso (7 de Paus).

24 - Coração. Você está sendo chamado a entender que a paixão, a entrega, as atitudes loucas e impensadas, bem como o carinho e a proteção que tanto você busca, seja em relação a uma pessoa ou uma causa (Coração), são apenas uma faceta, geralmente efêmera, do Amor Maior, altruísta e infinito, que governa o Universo. Ele exige entrega, doação e comprometimento, mas confere alegria e plenitude (Valete de Copas).

25 - Anel. Você está sendo chamado a analisar a sua capacidade de se associar, de buscar criteriosamente a cooperação e o apoio de outras pessoas (Anel), quase sempre indispensável quando o entusiasmo e a paixão estão impelindo você a desenvolver novos projetos, a assumir um compromisso de noivado-casamento ou a embarcar numa aventura que poderá mudar radicalmente o rumo de sua vida (Ás de Paus).





26 - Livro. Você está sendo chamado analisar a sua relação com os estudos, o esforço intelectual e a dedicação ao trabalho, que ampliam seus horizontes e possibilitam o seu crescimento (Livro), constituindo a única forma segura para você alcançar a paz, a harmonia, a segurança e a prosperidade (10 de Ouros).

27 - Carta. Você está sendo chamado a estar atento a acontecimentos inesperados, revelações, convites; e a tomar conhecimento de novos aspectos ou fatos de uma dada questão ou situação que está sendo revelada (Carta) e que o obriga, neste momento, a agir com discrição, tato, diplomacia e até absoluto sigilo, a fim de evitar problemas maiores ou perdas irreparáveis.

28 - Cavalheiro. Se o consulente for um homem: Está sendo convidado a se repensar como “Homem”: você está conseguindo harmonizar e equilibrar seu gênero biológico, masculino (Cavalheiro), com os aspectos emocionais e femininos no íntimo de seu ser (Ás de Copas)? Veja: texto completo
Se for uma mulher: está sendo chamada a repensar seus conceitos a respeito dos homens; ou aceitar que o desafio que você enfrenta no momento depende da ação, apoio ou ajuda de um homem.

29 - Dama. Se o consulente for uma Mulher: Está sendo convidada a se repensar como “Mulher”: você está conseguindo harmonizar e equilibrar seu gênero biológico, feminino (Dama), com os aspectos racionais e masculinos no íntimo de seu ser (Ás de Espadas)?
Se for um Homem: Está sendo chamado a repensar seus conceitos a respeito das mulheres, ou admitir que o desafio que você enfrenta no momento depende da ação, apoio ou ajuda de uma mulher.



30 - Lírios. Você está sendo chamado a buscar o equilíbrio, a paz, a harmonia, ou uma nova perspectiva para a sua vida (Lírios), que só poderá ser alcançada quando você agir como um diplomata, racionalmente planejando e estabelecendo estratégias adequadas aos desafios que o momento está colocando em seu caminho (Rei de Espadas).

31 - Sol. Você está sendo chamado a reconquistar a vitalidade, a força, a autoconfiança, o otimismo, a consciência e a clareza de propósitos (Sol) como condição básica e necessária para concretizar a realização material, a riqueza e a prosperidade que tanto sonha (Ás de Ouros).

32 - Lua. Você está sendo chamado a focalizar os aspectos emocionais e cíclicos da vida; a refletir sobre a sua necessidade de reconhecimento e aprovação pública; a reconhecer e respeitar as suas reais necessidades interiores (Lua). Isto implica na necessidade de desistir, renunciar alguma coisa, pois a verdade dos fatos deve ser encarada e você precisa caminhar de mãos vazias em direção ao desconhecido (8 de Copas

33 - Chave. Você está sendo chamado a aprender que o êxito, o crescimento e o sucesso dependem, única e exclusivamente, de seu empenho e dedicação em enfrentar e equacionar eficientemente os problemas que surgem em seu caminho (Chave); muitas vezes, para atingir sua meta, você é forçado a parar, retroceder e se submeter a um novo aprendizado ou reciclar-se (8 de Ouros.

34 - Peixes. Você está sendo chamado a aprender que a riqueza, a abundância e a prosperidade dependem muito de sua disposição em estar atento e preparado para agarrar as oportunidades que surgem repentinamente em sua vida (Peixes). Para tanto, você precisa estar alerta e possuir metas claras e detalhadas, que traduzam adequadamente a sua ambição e necessidades de status e poder (Rei de Ouros).

35 - Âncora. Você está sendo chamado a compreender que a segurança e a estabilidade, material e emocional, resultam unicamente da fé; de um sistema de crenças, flexível e sem fanatismo, que possa orientá-lo e servir de apoio para levá-lo a vitória (Âncora). Isso é verdadeiro quando as situações pressionantes da vida, que geram toda sorte de medos, ansiedades, culpas e sofrimentos, tentam inibir sua capacidade de reagir e vencer (9 de Espadas).
36 - Cruz. Você está sendo chamado a entender que as provações, os sofrimentos e as tristezas que surgem em seu caminho são testes para avaliar sua força espiritual, incitando-o a recordar que existe uma Força Maior sempre pronta a amparar (Cruz). Quando você está aberto e sintonizado a essa energia espiritual, a vitória está garantida e seu esforço sincero é recompensado e reconhecido por todos (6 de Paus).

Gostaram do assunto? Em breve mais um poquinho sobre ele.

Domingo e segunda cheios de mágicka para vocês!

Ariadne









☽✪☾ Nas Mãos da Lua ☽✪☾

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Você estã Nas Mãos da Lua!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Krishna e Radha

Krishna e Radha

Lakshmi e Vishnu

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Norte

Roda do Ano do Hemisfério Norte