Seja bem-vindo. Hoje é

Gente Encantada

Que os Deuses te guardem na palma de suas mãos.Abençoadas/os sejam!

quarta-feira

NUIT OU NUT



NUIT ou NUT, deusa do céu que acolhe os mortos no seu império, é muitas vezes representada sob a forma de uma vaca. Com o seu corpo alongado, coberto por estrelas, forma o arco da abóbada celeste que se estende sobre a terra. É como um abraço da deusa do céu sobre Geb, o deus da Terra. Nut e Geb são os pais de Osiris, Isis, Seth, Néftis e Hathor. Osiris e Isis já se amavam no ventre da mãe e a maldade de Seth, logo ficou evidente, quando ao nascer, este rasgou o ventre da mãe. Nuit ou Nut - Noot pronunciado - era a deusa egípcia do céu e do céu. Ela era filha do deus do ar, Shu e das deusas da água, Tefnut. Nuitera, é geralmente descrita como uma mulher com pele azul - seu corpo coberto de estrelas debruça-se sobre o marido, Geb - representando o céu arqueado sobre a Terra. Durante o dia, Nuit e Geb são separados, mas a cada noite, Nut desce para atender Geb e isso traz a escuridão. Se as tempestades chegassem durante o dia, acreditava-se que Nuit tinha de alguma forma escorregado perto da Terra.
Nut é a barreira que separa as forças do caos do cosmos ordenado neste mundo. Acreditava-se que os seus dedos tocavam os quatro pontos cardeais ou direções. O deus sol Re entrava em sua boca quando a noite chegava e viajava através do seu corpo durante a noite para renascer de sua vulva a cada manhã. Sendo assim Nuit dá à luz do sol no leste e engole o sol no oeste.

Às vezes, ela aparece na forma de uma vaca cujo corpo forma o céu.Nesta forma, Nuit ou Nut representa a Grande Kau (Vaca), a Grande Senhora que criou tudo que existe, a vaca cujo úbere soltou a Via Láctea. (Também representada como a deusa vaca
Hathor ). Nut era considerada a mãe do sol e da lua. Sob a forma de uma vaca, seus grande olhos representam o sol e a lua. Ela também é retratada como uma porca gigante, amamentando seus filhotes. Esses porquinhos eram considerados como as estrelas, que ela engolia a cada dia antes do amanhecer.
Nuit ou Nut é a mãe de todas as divindades. Ela uniu-se ao seu irmão, o deus Geb  em um apertado abraço apaixonado até  serem separados por Shu ("ar") sob as ordens de Rá. Ra ficou aborrecido porque Geb e Nut tinham estavam juntos sem seu conhecimento e concordância. Na expectativa de que haveria um resultado natural da sua afeição, ele declarou que Nut não poderia ter filhos em qualquer dia de qualquer mês de qualquer ano. O deus Thoth veio para ajudar Nut. Ele estava jogando damas com a Lua e ele tinha ganho o suficiente de luz da lua para fazer até cinco dias novos. Visto que essa época não estava na agenda oficial, Nuit pode ter um filho em cada novo dia. . 
 
Como a Mãe Noite, Nut representa a luna,o inconsciente, a lua, feminina, o corpo emocional. Seu glifo muitas vezes retrata duas setas cruzadas contra uma pele de leopardo. Nuit ou Nut é associada com o elemento ar, o arco-íris e a amoreira. Nut, por vezes, representa a «ressurreição» também.
Ela  é a deusa do firmamento e da chuva, e é também uma deusa guerreira habilidosa nas artes domésticas. Ela é a grande tecelã do universo.



Nuit


Quando os fios do amor
Dobram lentamente e a
Lua nasce mais vez dentro
De meus olhos cobertos
De silêncios, o meu ritmo
É doce e lento, a minha
Pele fica coberta de estrelas:
desenho sonhos em meu
Corpo, bordando o céu com
Todas as galáxias e abismos.

Abro os meus braços para
Arquitetar a melhor fantasia,
Tecendo asas, arrancando
Palavras guardadas na boca
Meiga da poesia.
Eu sou o contínuo espaço cósmico,
O tempo fora do tempo, a eterna
Noite engolindo o sol e o dia.
Curvo-me sobre o meu amor
E o guardo em meu mistério infinito.
E apenas sinto.
E apenas sinto.


Karla Bardanza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Você estã Nas Mãos da Lua!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Krishna e Radha

Krishna e Radha

Lakshmi e Vishnu

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Norte

Roda do Ano do Hemisfério Norte